Acontece em Pirenópolis!
Home / Notícias / Eleição para Diretores das Escolas Municipais de Pirenópolis será dia 02 de dezembro

O calendário eleitoral para a escolha de diretores das unidades de ensino da rede municipal de Pirenópolis para o biênio 2012/2013 está aberto e o prazo para a inscrição dos candidatos junto à Comissão Eleitoral Municipal começa no início de novembro. No pleito que ocorre em 02 de dezembro, participarão todas as unidades escolares municipais …

No pleito que ocorre em 02 de dezembro, participarão todas as unidades escolares municipais urbanas.

A Comissão Eleitoral Municipal é composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Professores, Funcionários Administrativos e Pais de Alunos.

Toda a regulamentação do processo eleitoral está descrito na Portaria n°. 074/2009, de 19 de outubro de 2009.

Para participar da eleição, os candidatos precisam ser integrantes do magistério superior em efetivo exercício; não estar em estágio probatório; ter, no mínimo, dois anos de exercício na escola à qual concorre; apresentar um plano de gestão para a escola e as certidões negativas emitidas pelos órgãos competentes.

Nas escolas são formadas suas Comissões Eleitorais Locais para, entre outras atribuições, analisar os documentos do processo eleitoral e supervisionar os trabalhos no dia da eleição.

A CEL é composta por Professores, Funcionários Administrativos e Pais de Alunos.

A eleição será no dia 2 de dezembro (sexta-feira), das 08h às 17h, nas escolas urbanas.

A apuração dos votos ocorrerá nas escolas e os técnicos da Secretaria Municipal de Educação estão trabalhando na construção do processo eleitoral, oferecendo todo o suporte necessário às Comissões Eleitorais Locais e a toda a comunidade escolar.

Em Pirenópolis, a gestão democrática tornou-se uma prática de administração das escolas públicas municipais em 2009, quando o prefeito Nivaldo Melo realizou o sonho dos professores municipais, implantando a eleição para diretor. Hoje, consolidando a política de descentralização da gestão educacional, vivenciaremos o segundo pleito eleitoral.

A gestão democrática é um princípio constitucional e nas escolas públicas encontra respaldo na Lei nº. 9.394/96 (LDBEN), na Lei nº 571/07, de 09 de maio de 2007, do Estatuto e Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Pública do Município de Pirenópolis – GO e na Portaria n°. 074/2009, que tratam das eleições de diretores e constituição dos conselhos escolares das escolas da rede pirenopolina de educação.