ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
Radar da transparência
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 26 jul 2021 · Meio Ambiente e Urbanismo · meio ambiente · aeroporto de pirenopolis · meioambientenossobemmaior · coleta mecanizada · coleta de lixo

Coleta de lixo mais eficiente, ágil e segura

Pirenópolis contará, a partir desta terça-feira (27), com coleta mecanizada de lixo

A Prefeitura de Pirenópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, lança, nesta terça-feira (27), o sistema de coleta mecanizada de lixo não reciclável. Serão 35 coletores espalhados pela cidade em pontos estratégicos. “A coleta mecanizada proporciona mais agilidade, eficiência e segurança, uma vez que todo o processo é feito sem a necessidade de manuseio”, informa o secretário de Meio Ambiente, César Augusto Feliciano Triers.

Segundo o engenheiro sanitarista e ambiental que coordena o projeto, Michael Douglas, “o caminhão possui um sistema que o possibilita conectar-se com o coletor e despejar o lixo na caçamba sem a necessidade de intervenção humana”. Os coletores para descarte de material não reciclável serão da cor cinza e poderão receber, dentre outras coisas: Restos de alimentos, papel higiênico, guardanapos, absorventes íntimos, papel plastificado, latas de aerossol, fraldas, lenços, bitucas de cigarro, celofane e isopor. “O novo sistema também facilitará o descarte para o morador e para o visitante de nossa cidade”, afirma o secretário.

O coordenador do projeto faz um alerta: “Nestes locais não se pode descartar objetos eletrônicos, animais mortos, restos de poda de árvores ou entulhos. Esse tipo de resíduo danifica o coletor. Por isso, pedimos que todos que se atentem a isso e também ajudem a fiscalizar”.

Preservação com geração de renda

Além desta ação, a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Pirenópolis tem agido em outras frentes para preservar a natureza ao mesmo tempo em que gera renda para a cidade. Recentemente, o secretário da pasta, César Triers reuniu-se com os também secretários de Meio Ambiente das cidades de Cocalzinho, Abadiânia e Corumbá a fim de formar um consórcio intermunicipal para a gestão de resíduos sólidos.

“Outra ação importante nesse sentido é a implementação, em breve, de uma gerenciadora de garrafas de vidro na cidade, com o objetivo de melhorar as soluções em reciclagem”, observou César. Segundo ele, as garrafas de vidro são consideradas difíceis de serem separadas e revendidas, “entretanto, podem gerar grande retorno para o catador e para a natureza, claro”. Mas as novidades não param por aí: “Muito em breve contaremos com a coleta seletiva de lixo”, conta o secretário.