JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 625

Abertura da Exposição Nacional de artistas Naifs no Centro-Oeste - Enanco.

Na última quinta-feira (13/04), aconteceu no Cine Pireneus, o lançamento da Exposição Nacional de artistas Naifs no Centro-Oeste - Enanco. São 30 obras de 12 artistas, três deles homenageados postumamente – Antonio Poteiro, Fé Córdula e Mirian Inêz – e os outros convidados. Goiás, que sempre manteve uma boa safra de artistas naifs, a artista plástica Helena Vasconcelos, autora do projeto da exposição e também uma das artistas participantes é uma das goianas. Todos os trabalhos escolhidos para a mostra são inéditos, incluindo os trabalhos dos homenageados.

Entre as principais características do estilo estão o uso de cores vibrantes, formas lúdicas e técnicas de pinceladas de fundo autodidata, que em muitos casos conferem um aspecto rústico aos trabalhos. Em geral, trabalhos da corrente se rendem em temas regionalistas, com destaques para manifestações de cultura popular e representação de costumes do interior.

Ainda há um debate intenso sobre a autenticidade de trabalhos primitivistas que, em teoria, são trabalhos livremente criados por autores que baseiam suas obras em uma produção intuitiva.

Segundo o Secretario de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Gedson Oliveira, o intuito é fazer um intercambio e mostrar outros artistas naifs do Centro-Oeste e valorizar o artista pirenopolino. O Secretário visa trazer também grupos musicais para fazer apresentações em Pirenópolis.

A Prefeitura de Pirenópolis e a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude convidam a todos para apreciar essa belíssima exposição que ficará à disposição do púbico para visitação até o dia 14 de maio, das 09h às 13h e 14h às 18h de segunda à sexta e no sábados das 14h às 20h.

Não perca a oportunidade de prestigiar a nossa cultura.

Data: de 13 abril a 14 de maio
Local: Cine Pireneus - Rua Direita s/n – Centro Histórico