JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 625

III Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial

Hoje (11/04), o Prefeito João Batista Cabral (João do Léo), o Secretário de Turismo, George Lima de Medeiros,  o Secretário de Meio Ambiente, Luiz Triers e o Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Gedson Oliveira, estão presentes no III Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília - DF.

O objetivo dos gestores é verificar os recursos e programas que serão destinados pra esses municípios. Para o Meio Ambiente já foi anunciado que o Ministério das Cidades destinará recursos para o saneamento das cidades históricas.

A programação conta com palestras de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Confederação Nacional de Municípios e da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial.

O encontro reunirá mais de 300 Prefeitos e Secretários Municipais de todo país para planejar e estabelecer ações para gestão de cidades históricas do Brasil. O propósito do evento é aumentar o crescimento social e econômico desses municípios, priorizando sempre a preservação do Patrimônio Cultural, o desenvolvimento sustentável e políticas públicas como turismo, educação, geração de emprego e renda.

O evento contará com diversas atividades como debates, palestras, lançamento de livros, exposições, entre outros. "Precisamos construir juntos os novos caminhos que trilharemos nos próximos anos por meio de uma política nacional que priorize questões como a sinalização e a interpretação dos sítios, a adequação de infraestrutura e demais estratégias que impulsionem e adequem nossas cidades para receber cada vez melhor os turistas, de forma sustentável e que valorize a cultura como seu maior ativo", declarou a presidente do Iphan, Kátia Bogéa.

O Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - vinculado ao Ministério da Cultura, em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM). Representando O IPHAN de Goiás está a Superintendente Salma Saddi.