Chega ao fim Maio Amarelo - Atenção pela Vida

Chega ao fim o mês que se pintou de amarelo para mobilizar a sociedade em prol da segurança viária. A Prefeitura de Pirenópolis abraçou a causa e ressalta a importância do movimento em chamar a atenção para o alto índice de acidentes de trânsito em todo o mundo.

Assim como várias outras iniciativas de cunho social que tomam um mês de ações, o Maio Amarelo envolve o apoio de organizações, empresas e da sociedade, que durante os 31 dias disseminaram o tema e deram espaço para discussões sobre educação e segurança nas rodovias.

As estradas de Pirenópolis carregam um fluxo intenso de carros vindo e indo embora da cidade, o que torna preocupante as estatísticas a respeito dos acidentes de trânsito. Segundo dados levantados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), foram vítimas fatais de trânsito, no ano de 2009, mais de 1,3 milhões de pessoas em 178 países, outras tantas sobreviveram com sequelas.

Os números alarmantes fizeram com que a Assembleia-Geral das Nações Unidas redigisse um documento estabelecendo a "Década de Ações para a Segurança no Trânsito", período correspondente de 2011 a 2020.

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países com mais mortes no trânsito, mas é possível mudar esse cenário, é importante levantar questões sobre os fatores de risco, dirigir sob efeito de álcool, excesso de velocidade, não usar capacete, cinto de segurança e cadeirinha para as crianças.

A Prefeitura de Pirenópolis reafirma sua preocupação com o cidadão. O mês de maio chegou ao fim, mas a prudência deve sempre continuar.