Primeira horta comunitária do Programa Escolas Sustentáveis

A Prefeitura de Pirenópolis através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Secretaria de Educação e Secretaria de Infraestrutura e Trânsito, realizou hoje (22/05), o plantio de mudas com os alunos do maternal da Creche Criança Cidadã, no bairro Alto do Bonfim. Essa foi a primeira horta comunitária do Programa Escolas Sustentáveis, que visa transformar as escolas municipais em espaços de referência em educação Ambiental.

O intuito é aproveitar os espaços vagos que hoje estão cobertos por grama e não acrescentam na qualidade do espaço para as crianças, porém, fazem seu papel relativo à porcentagem de solo permeável (Veja fotos do antes e depois na galeria).

O plantio contou com a ajuda da equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Luiz Triers, Liberalino Oliveira e Alessandro Moura, do Secretário de Administração e Governo, Pedro Wilson, do Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Gedson Oliveira, da Secretária de Educação, Tereza Caroline, da Procuradora, Sara Hátila e dos pequenos alunos do Cemei.

Tereza Caroline, destaca a importância da gestão compartilhada entre as secretarias, somando os esforços na busca de uma educação de qualidade através de atividades socioeducativas. Gestão compartilhada é isso, as secretarias atuam em conjunto.

É fundamental a participação da comunidade e o apoio dos empresários locais para efetivação do projeto. A ação é um modelo piloto para a implantação de hortas em todas as escolas municipais.

A participação dos empresários já inicia o processo de criação do selo sócio-ambiental para empresas que apoiam ações sociais e respeitam os requisitos estabelecidos no licenciamento ambiental, que será apoiado pelo SEBRAE no Plano de Desenvolvimento Municipal.

As empresas poderão participar através da doação dos equipamentos e materiais para o projeto, sendo as ferramentas parte de um kit que será entregue em cada unidade para manter a horta e promover a integração dos alunos.

Agradecimentos a todas as empresas que apoiaram essa primeira etapa: Mellilótus, Pousada Ikabana, Bicudos Materiais e Entulhos e Casa das Tintas Meia Lua e ao Vice Prefeito Flávio Luiz das Neves.

Participe como um voluntário (pessoa física) ou um apoiador (empresa privada) dessa iniciativa!!!