JS NewsPlus - шаблон joomla Продвижение


Contratos
      Receitas     Despesas     Diárias e Passagens        Editais e Processos Licitatórios       balanco geral      Responsabilidade Fiscal         Estrutura Administrativa      Emissão de Nota Fiscal Eletrônica     Sistema Eletrônico de Informação    Ouvidoria        Sistema Único de Saúde de Pirenópolis       Plano Diretor de Pirenópolis Atual

Economia

Turismo

Atividade de grande relevância principalmente no âmbito urbano e que emprega boa parte desta população. Os dados estatísticos oficiais são muito subdimensionados, ou mesmo nulos, devido ao grande índice de informalidade. Em épocas de feriados, o aquecimento da economia é visível devido ao grande fluxo de visitantes, estendendo-se direta e indiretamente a todo o município e aos municípios vizinhos como Corumbá de Goiás e Cocalzinho de Goiás.

Para visitar os roteiros turísticos, o visitante dispõe de uma infraestrutura bem montada, com um CAT - Centro de Apoio ao Turista, diversas agências, restaurantes, pousadas, lojas, fazendas de ecoturismo e guias de turismo. Os principais atrativos são as cachoeiras e reservas naturais. Mas o município encanta com seu visual limpo e o horizonte cercado de morros. À noite, há bares e restaurante com música ao vivo na Rua do lazer e o folclore é rico e encantador. Em suma, Pirenópolis ainda é um município de interior com o povo pacato, hospitaleiro e festivo, onde se pode caminhar por ruas de pedras cumprimentando a todos e gastando um tempo para uma boa prosa.

O Aeroporto de Pirenópolis (SNMH), inaugurado oficialmente em 2005, foi homologado pelas autoridades aeronáuticas.:

  • Nome: Aeroporto de Pirenópolis
  • Elevação: 2580'
  • Pista: 1300 x 30m
  • Outros: heliponto para 3 helicópteros, amplo pátio de estacionamento, biruta, pista balizada com iluminação noturna, farol rotativo e gerador emergencial.
  • Coordenadas:
  • Latitude: 15° 50' 54".51 S
  • Longitude: 048° 59' 00".29 O

Mineração

Destaca-se como uma das principais atividades do município a mineração do quartzito. Com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 93,953 milhões em 2002, de acordo com dados da Secretaria de Planejamento do Estado de Goiás, o município tem cerca de 70% de sua economia ligada à extração do quartzito, o que representa movimentação de R$ 65,76 milhões por ano. Há também, em menor escala, a exploração de calcários, pedras ornamentais, argila e areia.

Pecuária

O maior número de produtores rurais trabalha com a pecuária de corte nos moldes tradicionais e extensivos. Há também a produção de leite e derivados.

Agricultura

Destaca-se o plantio de tomate, milho, mandioca, soja, seringueira, maracujá, tangerina e banana, sendo esta última a principal atividade na fruticultura.

Comércio

O comércio se resume a produtos básicos para a população local e o comércio turístico, como artesanatos, roupas e lembranças, e se concentra no núcleo urbano.

Arte e artesanato

Nossa Senhora das Dores, na Igreja Matriz

O artesanato típico de Pirenópolis provém da produção de bens de consumo básicos da população, como os tecidos rústicos feitos em teares de madeira e a cerâmica utilitária. Nas artes, temos os históricos trabalhos barrocos nos altares da Igreja Matriz, do Bonfim e do Carmo; desenhos e composições musicais do artista Antônio da Costa Nascimento (Tonico do Padre) do século XIX; poesias e pinturas em óleo sobre tela, em especial os contemporâneos Pérsio Forzani e José Inácio Santeiro. Na década de 1980, foi introduzida por hippies o artesanato de joias de prata, que se difundiu no município e formou dezenas de atelieres. Pelo incremento do turismo, diversos artistas e artesãos vieram a se estabelecer em Pirenópolis, o que aumentou consideravelmente a diversidade e a produção artística do município.

Serviços

A cidade conta quatro agências bancárias sendo: Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal . Além das agências, a cidade conta com uma casa lotérica e uma conveniência do banco BRB.

 

Lido 5146 vezes